Nos últimos dois anos, o cenário político em Alagoas passou por grandes mudanças partidárias, especialmente em relação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Até 2022, o PSB estava sob a liderança do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas,o JHC. Durante seu comando, o partido enfrentou um período de declínio, ficando praticamente reduzido a zero no estado, com poucos diretórios ativos e com sua representatividade limitada ao próprio prefeito JHC.
No entanto, a saída de JHC para o Partido Liberal (PL) em 2022 abriu caminho para uma nova era no PSB de Alagoas. Sob a coordenação do grupo político do governador Paulo Dantas, a secretária Paula Dantas, filha do governador, assumiu a presidência do partido. Desde então, Paula Dantas tem trabalhado na reestruturação e fortalecimento do PSB no estado.
Os esforços para revitalizar o partido têm dado resultados. O PSB, que antes estava presente em apenas 36 cidades, agora conta com diretórios em 95 dos 102 municípios de Alagoas.
Além disso, o partido tem hoje 18 pré-candidatos a prefeito e prefeita, além de ter 150 vereadores com mandato em 54 municípios. Entre os nomes que se destacam como pré-candidatos a prefeito estão Teo Higino, Elias Shalom, Emílio Barros, Bureco, Fabrício Faustino, Paulo Roberto, Júnior Matias, Walysson Firmo, Dra. Maryelly Tenório, Eduardo Tenório, Antonino, Maria Loureiro, Amanda Acioli, Bruno Teixeira, Maurício Tavares, Amós, Luís Suruagy e Anny Higino.
Atualmente, o PSB já conta com dois prefeitos em exercício: Teo Higino, de Campo Grande, e Adriano Barros, de Joaquim Gomes.
A aposta do PSB nacional em Alagoas é alta, com a expectativa de que o estado se torne um dos cinco melhores em resultados eleitorais para o partido nas próximas eleições. A liderança de Paula Dantas tem, segundo vários analistas, sido decisiva para o crescimento e fortalecimento do PSB, que está se consolidando como uma das forças políticas mais importantes do estado.
O PSB de Alagoas está pronto para fazer história nas eleições de 2024, almejando se tornar a terceira maior força política do estado, ficando atrás apenas do MDB e do PP.
Este ” futuro promissor para o PSB em Alagoas” será conhecido melhor durante o Congresso Estadual do partido que será realizado nesta segunda-feira, a partir das 18h no Hotel Jatiúca, em Maceió.
Todos os olhos da política alagoana estarão voltados para os próximos passos deste partido que está em uma trajetória ascendente, mas que precisará consolidar sua força nas eleições deste ano.
Fonte – Jornal de Alagoas