Todas as vítimas afetadas direta ou indiretamente pela Braskem estão sendo convocadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, o Ministério Público do Estado de Alagoas
(MP/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU), para relatarem os indeferimentos de novos financiamentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) ou outras instituições financeiras.
O objetivo é buscar informações sobre instituições financeiras que tenham negado financiamento aos cidadãos que passaram pelo Programa de Compensação Financeira da Braskem.
As vítimas podem enviar seus relatos até o dia 09 de agosto, através do e-mail pral-ftpinheiro@mpf.mp.br, se identificando com nome completo, CPF, o nome do proponente do financiamento e a agência onde o pedido foi protocolado. Assim, os órgãos poderão atuar na defesa das vítimas.
O CASO
Milhares de moradores precisaram ser realocados de suas casas devido ao afundamento do solo em Maceió/AL. Entre esses moradores, mutuários de instituições financeiras cujos imóveis financiados foram atingidos pelo afundamento do solo causado pela Braskem.
Desse modo, foi informado a Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras os prejuízos, pois os valores de indenização não teriam sido suficientes para a aquisição de novos imóveis, necessitando de novos financiamentos. Além disso, esses moradores perderam a “qualificação de mutuários”, o que dificultou a obtenção desses novos financiamentos.