Após ataques em escolas registrados por todo o país terem alarmado pais, alunos e profissionais da educação no último mês, o vereador de Maceió Fernando Hollanda apresentou uma indicação de Projeto de Lei que visa promover cursos de capacitação para porteiros de escolas para garantir a segurança nesses locais.
Segundo a indicação, essa capacitação dos porteiros seria feita pela Polícia Militar de Alagoas e com a Guarda Municipal de Maceió.
Outro ponto também seria a criação da Ronda Escolar da Guarda Municipal na capital alagoana. De acordo com o parlamentar, esse programa foi implementado em Natal, no Rio Grande do Norte, e a cidade potiguar vem colhendo bons resultados.
“Pois hoje não se pode imaginar o funcionamento da escola sem a presença amiga da Guarda Municipal”, diz o texto de Fernando Hollanda sobre o programa em Natal.
Os primeiros meses de 2023 ficaram marcados por alguns ataques a escolas que ocorreram pelo Brasil, como em Blumenau (SC), que terminou com a morte de quatro crianças, e em São Paulo, quando um aluno assassinou uma professora de 71 anos.
Segundo um levantamento da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), até o início de abril, houveram 24 ataques em escolas nos últimos 22 anos no Brasil.
Segundo o governo federal, até o último dia 18, 225 pessoas haviam sido presas ou apreendidas por suspeita de participarem de ameaças ou ataques no país. Ainda segundo o Ministério da Justiça, 694 adolescentes suspeitos foram intimados para prestar depoimentos e 155 operações de busca e apreensão foram realizadas. Ao todo, a pasta recebeu 7.436 denúncias sobre o tema —chegaram a ser 1.700 em um único dia, mas o número caiu e atualmente são cerca de 170 casos diários.