O presidente da executiva do MDB em Alagoas, senador Renan Calheiros, deu o recado diretamente para os vereadores do partido na capital.
“Pode apoiar quem quiser, mas não no MDB”, avisou. O “recado” veio após o imbróglio em torno da liderança do partido na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió.
Renan lembrou aos vereadores emedebistas que o partido faz oposição a JHC. E, apesar de respeitar democraticamente o posicionamento de cada um, recomenda a desfiliação de quem não concordar com essa posição.
O diretório municipal indicou Zé Márcio e alguns vereadores mais próximos do prefeito João Henrique Caldas (PL) tentaram emplacar o nome de Fernando Hollanda.
O MDB tem a maior bancada na Câmara de Maceió, com 8 dos 25 vereadores. E tudo indica que metade pode deixar o partido, a partir de março do próximo ano, quando será aberta a janela de filiação partidária.
Aos vereadores, Renan Calheiros avisou que não será mais possível ficar com um pé em cada canoa. Isso porque tem vereadores com espaço no governo de Alagoas e ao mesmo tempo apoiam JHC.
“Não vai ser possível ficar”, disse Renan aos vereadores em conversa no começo da semana.
Os vereadores que deixarem o MDB terão o desafio de encontrar uma nova legenda e montar chapa para disputar as eleições do próximo ano.
A maior dificuldade para eles é serem aceitos em grupos já montados. Por tradição, existe uma “rejeição” nesses grupos para receber vereadores de mandato.
A “tarefa” pode sobrar para JHC, que terá que se desdobrar para montar duas ou três chapas. Tudo indica que o prefeito vai montar uma chapa no seu partido com vereadores que estão com ele desde a eleição de 2020 – eleitos pelo PSB. Além disso, JHC precisaria articular uma chapa em partidos aliados, a exemplo do PP ou União Brasil.
Chapa
O MDB terá chapa, avisa Renan, para eleger “de novo” a maior bancada em Maceió. Além de Zé Márcio, o partido deve disputar a eleição com Kelmann Vieira (hoje no Podemos) e ao menos mais três dos atuais vereadores do partido.
A bancada do MDB hoje é formada por Zé Márcio, Silvânia Barbosa, Olívia Tenório, Luciano Marinho, Galba Netto, Fernando Holandda, Chico Filho, Brivaldo Marques.
Fonte – Jornal de Alagoas