O vereador Amosiel, PT, da cidade de Água Branca, Alagoas, acaba de colocar em prática o seu primeiro projeto de campanha: o Observatório do Espectro Autista. Essa iniciativa visa promover a inclusão e o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, na cidade de Agua Branca.
O Observatório do Espectro Autista foi fundado em Água Branca, e tem como objetivo principal democratizar o acesso a informações úteis e relevantes sobre o TEA, além de fornecer conhecimento personalizado e relevante sobre o autismo. Além disso, o projeto também busca promover a inclusão escolar, e o observatório servirá como ponto de partida de atuação do mandato do vereador em relação a essa temática. O Observatório é um grupo de 10 mães atípicas que juntas atuarão em prol dos seus filhos e da comunidade autista no município com o apoio e o respaldo direto do vereador.
A implementação desse projeto é um passo importante em direção à inclusão e ao apoio às pessoas com TEA. De acordo com especialistas, a inclusão e o apoio adequados podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias.
Lembrando que o Observatório é a primeira promessa de campanha cumprida, a partir dele, surgirão projetos de Lei, analises de dados, informações relevantes, palestras, eventos, iniciativas e acompanhamentos as famílias atípicas. A Casa do Autista será pensada e implementada a partir desse Observatório.
O Observatório do Espectro Autista conta com total apoio da prefeita no município, Nayara Emanuela, PP, e, é um exemplo de como a iniciativa política pode fazer a diferença na vida das pessoas. O vereador Amosiel e sua equipe estão de parabéns por essa iniciativa, que certamente vai beneficiar muitas famílias. O evento aconteceu no Engenho São Lourenço, e contou com a participação dos representantes da SEMED municipal, Mima e Cristiane, que atuam com diversas temáticas de inclusão. Os Secretário Municipal de Assistência Social de Pariconha, o jovem Samuel, e seu irmão Luiz, responsável pela coordenação da Casa do Empreendedor de Pariconha. Participou a Fal e sua equipe de assistência social e junto com ela a Secretária Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos de Piranhas, a Roberta Souza. O evento contou com a participação de várias mães e pais atípicos do município e convidados da capital Maceió. A jovem Elisabete Oliveira passará a coordenar o grupo de 10 mulheres que comporão o Observatório.
Por Ascom Amosiel