No primeiro bimestre deste ano, as vendas de veículos novos em Alagoas apresentam uma significativa alta de 37,61%, superando a média nacional de 25%, segundo a Fenabrave. O destaque fica por conta dos veículos comerciais leves, impulsionando o crescimento com um avanço de 51,24%. Em segundo lugar, as motocicletas registram um aumento de 45,91%, enquanto os automóveis de passeio apresentam um crescimento de 19,69%. Por outro lado, segmentos como implementos rodoviários (-43,75%), ônibus (-36%) e caminhão (7%) enfrentaram queda no bimestre em Alagoas.
No comparativo entre fevereiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, as vendas experimentam um aumento geral de 51,59%, sendo as motos as líderes com um crescimento de 68,06%. Os comerciais leves também se destacam, registrando um incremento de 51,25%. Nacionalmente, o primeiro bimestre de 2024 demonstra um cenário acelerado para a maioria dos segmentos automotivos, com um aumento de cerca de 25% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2023.
A Fenabrave, representando 7.400 concessionárias, observa um aumento de 14,6% nas vendas diárias de veículos, considerando todos os segmentos. Andreta Jr., presidente da Fenabrave, destaca uma recuperação geral nas vendas diárias, indicando otimismo para o ano. Ele ressalta resultados consistentes nos segmentos de maior volume e destaca indicativos econômicos positivos, como a redução das taxas de juros e um ambiente mais favorável à oferta de crédito.
No total, mais de 641 mil veículos foram comercializados no período, com uma alta de 18,2% nas vendas diárias em fevereiro. Os emplacamentos de autos e comerciais leves híbridos atingiram 6.812 unidades em fevereiro e 14.480 no bimestre, enquanto os elétricos puros acumulam 7.995 unidades no ano, representando um segmento em formação com percentuais de elevação promissores, apesar dos volumes ainda inferiores em comparação com os híbridos e movidos à combustão.