A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió anunciou a atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) e da Relação Municipal de Correlatos (RECOR), publicadas no Diário Oficial do município. Essas listas incluem medicamentos e correlatos que estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Maceió, conforme a organização dos serviços de saúde municipais.
De acordo com Mirela Quirino, farmacêutica da SMS e presidente da Comissão Permanente de Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde (CPAITS), a atualização é fundamental para garantir que medicamentos e correlatos sejam incluídos, excluídos ou tenham suas descrições modificadas conforme as demandas dos serviços de saúde. “A constante revisão facilita os processos de aquisição, adequa o elenco de medicamentos e correlatos aos protocolos vigentes, contribuindo com o uso racional de medicamentos e melhor utilização dos recursos públicos”, explicou Mirela. Ela também destacou a importância da divulgação das listas para os profissionais de saúde, que agora têm maior conhecimento sobre as opções terapêuticas disponíveis nas unidades e podem prescrever esses itens de forma mais eficiente, facilitando o acesso dos pacientes ao tratamento.
A REMUME 2024 conta com 239 itens, incluindo medicamentos anti-hipertensivos, analgésicos, antibióticos e antialérgicos. Uma das principais mudanças na revisão atual foi a inclusão de antibióticos de uso parenteral, a pedido do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Essa inclusão possibilitará a “desupalização” e desospitalização de pacientes, proporcionando menor tempo de internação, reduzindo riscos de infecção hospitalar e oferecendo maior conforto ao paciente. Além disso, a medida contribuirá para aumentar a quantidade de leitos disponíveis nas unidades hospitalares.
A atualização das listas visa melhorar a qualidade do atendimento à população e otimizar os recursos de saúde do município.