Um vazamento em uma adutora de 600 milímetros do Sistema Coletivo do Agreste (SCA) deixou, nesta segunda-feira (16), Arapiraca e outros sete municípios da região Agreste de Alagoas sem abastecimento de água potável. O problema foi identificado no município de Olho d’Água Grande, onde equipes técnicas da Agreste Saneamento, em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), trabalham para reparar o rompimento da tubulação.
De acordo com a Agreste Saneamento, a manutenção emergencial deve ser concluída até as 18h de hoje. Após esse horário, o bombeamento será retomado, e o abastecimento deverá ser normalizado gradualmente nas próximas horas.
Além de Arapiraca, o sistema atende os municípios de São Brás, Olho d’Água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e comunidades rurais da região. Nos bairros da parte baixa de Arapiraca, o impacto também é significativo.
A Casal orienta a população das áreas afetadas a utilizar a água disponível com moderação até que o serviço seja restabelecido. A empresa também destacou que situações de emergência como essa reforçam a importância de investimentos na infraestrutura hídrica para minimizar interrupções futuras.