O Diário Oficial de Arapiraca trouxe, sem muitas surpresas, a exoneração do secretário de Governo do município, Yale Fernandes. Homem de confiança do prefeito Luciano Barbosa, Yale já foi vice-prefeito de Arapiraca na gestão de Célia Rocha, indicado pelo próprio Luciano.
A saída de Yale aponta para sua provável candidatura como vice de Barbosa, com o atual prefeito traçando planos para o futuro. Barbosa, que é apontado como favorito para a reeleição, pode preparar Yale como seu sucessor em 2028. Luciano também poderá se afastar da prefeitura em 2026 para disputar algum cargo, seja majoritário ou proporcional.
Em Maceió, a polêmica continua. O prefeito João Henrique Caldas (JHC) informou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que seu vice será o senador Rodrigo Cunha. Esse movimento visa abrir espaço no Senado para sua mãe, Eudócia Caldas, que é a primeira suplente do senador.
Para complicar ainda mais, na terça-feira, o senador Rodrigo Cunha foi o pivô de uma crise com Arthur Lira em torno da votação da chamada “taxa das blusinhas”. Em uma afronta a Lira, Rodrigo, que se tornou relator da medida no Senado, retirou-a da pauta. No fim, o Senado decidiu manter a taxa, mas a crise no grupo de JHC já estava instalada.
Na quarta-feira, JHC tentou contornar a crise fazendo uma postagem elogiando Arthur Lira. Mesmo assim, o Diário Oficial desta quinta-feira trouxe a exoneração de Jó Pereira da Secretaria de Educação e de Luiz Romero Farias da Secretaria de Saúde. Ambos são do PP e muito ligados a Arthur Lira, assim como Davi Davino Filho, que já deixou o cargo de secretário de Relações Federativas na última segunda-feira.
Os três nomes do PP estão à disposição para serem indicados a vice, caso JHC recue da indicação de Rodrigo Cunha e cumpra o acordo com Arthur Lira, no qual o presidente da Câmara indicaria o candidato a vice, visando 2026. Esse movimento amarraria JHC, que não poderia deixar a prefeitura para disputar o Senado, cargo que Lira deve disputar nas eleições de 2026.
O Diário Oficial do Estado também trouxe a exoneração de Pedro Vitor da presidência do Integral. Ele será candidato a prefeito de Rio Largo. Entretanto, a permanência da secretária de Turismo, Bárbara Braga, foi confirmada pelo governador Paulo Dantas, apesar das especulações sobre sua possível exoneração para ser indicada a vice na chapa de Rafael Brito, pré-candidato do prefeito de Maceió pelo MDB.
A exoneração de outros secretários ainda pode ocorrer, com os olhos voltados para o Diário Oficial desta sexta-feira, o último dia do prazo para desincompatibilização. Assim, outros nomes podem ser exonerados para compor a chapa de Rafael Brito.
Fonte: Jornal de Alagoas