Somente nessa quinta-feira (22), 60 pessoas procuraram a Central de Flagrantes, em Maceió, e denunciaram ter sido vítimas de golpes envolvendo o aplicativo Caixa Tem. As vítimas em questão são usuárias do Bolsa Família, que tiveram a conta zerada pelos criminosos.
Segundo relato de uma delas, o dinheiro sumiu da conta e foi transferido, por meio de Pix, para uma pessoa desconhecida.
“Entrei no aplicativo, estava com R$ 650, que é o valor que eu recebo. Quando fui transferir esse valor para mim (outra conta), estava mostrando que eu fiz uma transferência de R$ 597 para uma pessoa chamada Douglas. Sobraram R$ 53 e eu transferi para mim”.
Conforme a vítima, no ato de realizar a transferência, os dados dela constavam como o recebedor do dinheiro, no entanto, ao puxar o extrato da conta, o beneficiário era outra pessoa.
“Eu nunca vi nem conheço ninguém com esse nome, fiquei apavorada e vim fazer o Boletim de Ocorrência. Quando cheguei, tinham outras 5 pessoas com o mesmo problema. Agora, vou na Caixa Econômica levar o boletim para ver o que pode ser feito”, disse.
De acordo com o delegado Sidney Tenório, coordenador do Núcleo de Investigação Especial da Polícia Civil (Niesp), o golpe relatado pelas vítimas parece ser uma invasão ao aplicativo da Caixa, portanto, um crime federal.
“É um dever da própria Caixa proteger seu aplicativo. Na maioria dos golpes, a pessoa faz a transferência sendo enganada, mas agora, parece ter havido uma invasão no aplicativo, o que remete o caso à Polícia Federal, porque a vítima não seria só a pessoa, mas também a Caixa”, disse.
“A recomendação que damos é que a pessoa que, efetivamente, fez a transferência, procure a Caixa, porque, se ela entender que o caso é da PC, que, nesse ponto, não teria sido ela também vítima, leve a situação à Polícia Federal. Então a pessoa deve procurar um distrito e o delegado-geral deve nomear uma comissão para investigar, já que são 60 vítimas”, concluiu.
Fonte: Gazeta Web