Na noite de ontem (21) aconteceu a premiação do Congresso em Foco 2023 que avalia a atuação dos parlamentares no Congresso. O deputado federal Rafael Brito (MDB/ AL) foi escolhido como destaque em defesa da educação, na categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, organização não governamental que tem como objetivo assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos.
Com 7 meses no 1º mandato, o parlamentar alagoano, que é vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara, vem ganhando visibilidade por sua atuação em defesa da educação e por mais oportunidades para os jovens. Nas redes sociais, Rafael agradeceu e comemorou a conquista do prêmio.
“Fico feliz de verdade de ter sido escolhido como um dos 5 parlamentares de destaque em defesa da educação e por ter sido o parlamentar mais votado de Alagoas! A educação me trouxe até aqui e podem ter certeza que vou seguir trabalhando por uma educação pública de qualidade e por mais oportunidades para nossos jovens”, celebrou.
Relembre
Em maio de 2021, Rafael assumiu a secretaria de educação de Alagoas, gestão marcada pela implantação de programas de combate a evasão escolar, melhorias na infraestrutura das escolas, valorização do servidor e protagonismo estudantil. Em dezembro do ano passado, o deputado atuou no grupo de transição da educação do governo Lula e pode compartilhar um pouco sobre sua experiência à frente da secretaria de educação através dos programas implementados.
O prêmio
Criado em 2006, o prêmio Congresso em Foco tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade.
texto: Luisa Gama