Após decisão do TRE/AL que manteve Zé Alfredo (PTB) impossibilitado de ter sua candidatura homologada, a especulação natural passou a ser sobre qual nome, entre os cinco que continuam disputando pela oposição, teria mais potencial para vencer Areski de Freitas (MDB), atual prefeito de União dos Palmares e que disputa a reeleição.
Os cinco candidatos que continuam na campanha pela oposição a reeleição do prefeito Kil, são: Tita (PDT), Sebastião de Jesus (Cidadania), Sérgio Rogério (PT), Professora Silvany (PRTB) e Caju (PSDB). Todos eles querem se beneficiar com a saída de Zé Alfredo e com a alta rejeição do atual prefeito, conforme apontou pesquisa DataSensus registrada em Fevereiro.
Reunimos os argumentos favoráveis, conforme apontados no meio político local, de cada candidato da oposição, e listamos abaixo para uma analise ampla de cada candidatura.
Sebastião de Jesus
Sebastião de Jesus não montou grupo de vereador, nem correu atrás de um partido, ele obteve tudo isso praticamente de “bandeja”.
Empresário bem sucedido do ramo dos cosméticos, o agora oficialmente candidato do CIDADANIA fez valer a força financeira que têm, e é o único candidato da oposição que conseguiu montar uma grande coligação.
Contando com apoio do ex-governador Manoel Gomes de Barros (PL), do ex-prefeito Eduardo Pedrosa (PROS) e da maior parte da família Vergeti, Sebastião fez com que o pré-candidato a prefeito, vereador Bruno Lopes (PP), se contentasse em ser seu vice.
Caju
Caju ganhou destaque e alta popularidade por ser oposição ao prefeito Kil desde 2017, ainda em seu primeiro ano de mandato, além de ter sido o primeiro vereador a disponibilizar ambulância e programas sociais que levaram médicos, sopa e diversão para as crianças e assistência social nos principais bairros de União.
Politicamente, Caju também é lembrando por ter o apoio do Senador Rodrigo Cunha e do PSDB, que garantiram dar todas as condições para que o candidato a prefeito em União possa fazer uma campanha competitiva.
Com o argumento de que Caju é quem herdaria a maior parte dos votos com a saída de Zé Alfredo, alguns citam a proximidade que Caju e Z.A mantinham até pouco tempo antes do início da campanha eleitoral, o que faz com que o eleitor de Zé Alfredo conheça e simpatize com a candidatura de Caju.
Tita
Tita é vereador experiente e dotado de um discurso forte, e embora tenha feito parte da bancada do prefeito até o início deste ano, ganhou destaque recentemente por se opor ao prefeito na Câmara de Vereadores.
Candidato a prefeito pelo PDT de Ronaldo Lessa, Tita se apresenta como o candidato de uma parte significativa do eleitorado, que são os evangélicos, e pode surpreender com a saída de Zé Alfredo da disputa eleitoral, uma vez que teria mais votos a conquistar.
Tita também é conhecido entre os políticos locais por ser habilidoso articulador, o que conta a seu favor na hora de conquistar os apoios das lideranças que podem procurar outro candidato para apoiar devido às mudanças recentes.
Professora Silvany
Professora Silvany é a única mulher a disputar a prefeitura de União dos Palmares nestas eleições, o que a aproxima do eleitorado feminino que em geral é a maioria.
Silvany também conta com o apoio do vice-presidente da república, o que agrada aos eleitores do presidente Bolsonaro, que em União dos Palmares teve uma votação expressiva.
Sustentando sua candidatura, o PRTB conseguiu montar um bom grupo de candidatos a vereador, que contando com a votação do atual presidente da Câmara de Vereadores, pode alcançar duas vagas na câmara municipal.
Sergio Rogério
Sergio Rogério é um destacado militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e conta com uma equipe acostumada com o embate político, isso conta muito em uma eleição acirrada como promete ser esta que se inicia.
Serginho, como é conhecido, também é professor e trás um histórico significativo de já ter sido secretário municipal de uma pasta que o aproximou dos jovens do município, uma camada de eleitores que tendem a buscar um voto mais consciente e politizado.
Contando com o apoio do deputado federal Paulão, e uma vez que o Partido dos Trabalhadores é um dos partidos com maior fatia do fundo eleitoral, tudo indica que Sergio não terá problemas financeiros ao tocar a campanha.
Ainda há esperança?
Embora todas as decisões dos tribunais eleitorais tenham sido na direção de reconhecer que Zé Alfredo não pode registrar sua candidatura e que por tanto está fora da disputa eleitoral, o candidato do PTB tem dito aos seus eleitores que ainda há esperança de reverter à situação.
Ao mesmo tempo, Zé Alfredo já apresenta seu filho, Vitor, como seu substituo caso permaneça impedido de registrar sua candidatura.
Os apresentadores do programa BR104 eleições 2020 comentaram sobre essa tentativa de transferência de votos, e todos foram unânimes em dizer que não acreditam que essa transferência de votos vá acontecer.
Fonte – BR104