Ainda está longe — quase quatro anos, para ser exato —, mas as eleições de 2026 prometem entrar para a história da política alagoana pelo cenário que se vislumbra e pelos personagens envolvidos.
Conversas de bastidores antecipam que o governador Paulo Dantas (MDB), que já está no segundo mandato —lembrando que ele foi governador tampão, com a saída de Renan Filho (MDB) para disputar o Senado—, disputaria uma vaga de senador, enquanto o senador Renan Calheiros (MDB-AL) entraria na disputa pela pelo governo do Estado, encerrando a carreira em seu próprio Estado. Um desejo antigo seu, diga-se passagem.
Paulo Dantas tem feito um trabalho sério à frente do Palácio República dos Palmares. Deu prosseguimento às ações desenvolvida pelo seu antecessor — e não foram poucas — e mantém o ritmo de trabalho desenvolvido por Renan Filho. Se mantiver essa velocidade até o fim do seu mandato, certamente ganha muito crédito junto à população.
Já Renan Calheiros dispensa apresentação. É um político nato e um grande vencedor. Tem a experiência que todo político deveria ter e conta com o apoio da maioria das prefeituras alagoanas. É cedo para apostar, mas não é nada impossível que tudo se concretize. Aguardemos.