A assessoria do presidente Jair Bolsonaro cometeu uma gafe nesta terça-feira, 28, ao afirmar que foram entregues 400 mil moradias durante o programa Casa Verde e Amarela, na cidade de Teotônio Vilela, interior de Alagoas.
Acontece que 400 mil moradias poderiam ser entregues, se não fosse o fato da cidade comportar uma população de apenas 44.372 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados em 2020. Ao todo foram entregues apenas 400 casas.
A confusão foi apresentada no GC (gerador de caracteres) durante transmissão ao vivo da TV Brasil sobre a vinda do presidente e de ministros de Estado que pretendem visitar municípios das cinco regiões do País, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro.
A passagem das autoridades visa marcar os 1000 dias de governo e começa pela região Nordeste. Além da cidade alagoana, mais cedo o presidente passou pelo município de Teixeira de Freitas, na Bahia.
Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, Bolsonaro inaugurou com o prefeito Peu Pereira (PP) o Conjunto Habitacional Marcelo Vilela.
Em meio aos trâmites para as eleições de 2022, o presidente tem intensificado as viagens ao Nordeste. Do ano passado para cá, o chefe do Executivo nacional aumentou em 26,6% seus compromissos na região.
No total, Bolsonaro participou de 19 eventos no Nordeste. Em 2020, de março — mês em que foi decretada a pandemia de coronavírus — a dezembro, foram 15 compromissos na região. O estado mais visitado por Bolsonaro em 2021 foi a Bahia, com cinco eventos.
Fonte – Extra