O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu três dos quatro nomes que comporão a lista de candidatos a ministro da corte, deixando de fora o desembargador alagoano Tutmés Airan de Albuquerque. A sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 23 de agosto, e teve como objetivo definir os candidatos cujos nomes serão apresentados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Brasil, para seleção final.
As regras da votação determinavam que um candidato precisava obter no mínimo 17 dos 30 votos dos ministros para ser incluído na lista. Tutmés Airan não conseguiu atingir, resultando em sua exclusão da lista final de candidatos ao cargo de ministro do STJ.
O primeiro nome selecionado foi o do desembargador Carlos Von Adamek, do TJ-SP, que obteve 19 votos. Adamek contava com o apoio explícito do ministro do STF Dias Toffoli. Além dele, Afrânio Vilela (TJ-MG) e Elton Leme (TJ-RJ) também foram escolhidos até o meio-dia do mesmo dia. A última vaga ainda estava em aberto.
A lista contendo os quatro candidatos será entregue ao presidente Lula, que terá a incumbência de selecionar dois nomes dentre eles. Os candidatos escolhidos passarão por uma sabatina no Senado e, caso aprovados, assumirão como ministros do STJ.
Fonte – Extra