O retorno à sala de aula por pessoas que abandonaram os estudos ou não tiveram acesso ao aprendizado na escola, durante a infância e a adolescência, atende milhares de famílias em Penedo.
O combate ao analfabetismo entre maiores de idade atende 1.563 pessoas na Educação para Jovens e Adultos (EJA) ofertada pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Além da instrução formal, esse público conta com incentivo do Bolsa Auxílio Permanência, programa criado pelo Prefeito Ronaldo Lopes que distribui cento e cinquenta reais por mês para cada estudante matriculado na EJA pela SEMED.
A distribuição de renda inédita é feita por meio de cartão cujo uso é exclusivo no comércio de Penedo, o que assegura atualmente a injeção de R$ 234.450,00 reais mensais na economia municipal.
O público beneficiado com a retomada da instrução formal também participa de atividades extraclasse, como por exemplo o 1º Intercâmbio Cultural da EJA – Cultura e Empreendedorismo, aberto na noite desta segunda-feira, 22.
O trabalho realizado em parceria com o Sebrae Alagoas acontece no Centro de Convenções Comendador Zeca Peixoto, local das palestras do professor, administrador e empresário Rafael Demetrius.
O convidado é especialista em gestão e cultura empreendedora, apresentadas de forma objetiva para gerar resultados práticos, tema abordado por Demetrius no Projeto de Vida: Marcas do que Se Foi, Sonhos que Vamos Ter.
A mais recente iniciativa da administração Ronaldo Lopes para alunos e alunas da EJA será concluída logo mais à noite, com a segunda apresentação de Rafael Demetrius.