A edição deste mês da revista portuguesa Volta do Mundo, deu destaque em sua capa para incentivar os turistas a pensar em Alagoas como um local de destino. O turismo sustentável promovido pela Candeeiros Ecotur, no Alto Sertão do Estado, foi chamado como “turismo de experiência”, empreendimento do qual o Sebrae faz parte.
A empresa de turismo, sediada no município de Olho d’Água do Casado, foi criada pela guia turística Janaína Melo e teve destaque na reportagem europeia por oferecer uma experiência sensorial única na região dos cânions do Rio São Francisco. A experiência compõe em: assistir ao pôr do sol do alto de uma das várias formações rochosas do lugar, ao som de sax e acordeon, e com um cardápio que inclui comidas e bebidas.
Janaína criou a agência em 2015, ao lado de dois outros guias e fala que o projeto foi uma tarefa desafiadora para a equipe, principalmente no quesito de manter o negócio ativo e com saldo positivo. “O grande desafio foi ter cerca de duas horas para conseguir mostrar tudo, numa das melhores opções de passeio aqui da nossa região, e com isso tocar o coração desses formadores de opinião. Nós conseguimos despertar neles o interesse em entender o São Francisco, a partir de um olhar diferenciado, enxergando o potencial daqui e essa atividade econômica que hoje envolve toda a comunidade”, conta Janaína Melo.
A empresária ainda enfatiza que as dificuldades para manter a agência de pé existem até hoje. Segundo ela, o Sebrae teve grande participação em seu crescimento no início das atividades, pois foi um guia necessário nas finanças, no marketing digital, no design e na comunicação visual, além de ajudar a agência a atuar de forma mais competitiva. O Sebrae contribuiu para que a Candeeiros Ecotur tivesse uma cadeia mais produtiva no turismo local e, com isso, gerando emprego, renda e sustentabilidade, em Olho d’Água do Casado.