O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. A declaração foi feita nesse domingo (9), enquanto o republicano viajava para Nova Orleans, onde participará do Super Bowl.
Desde sua posse em 20 de janeiro de 2025, Trump iniciou uma guerra tarifária para proteger os interesses dos EUA, impondo taxações sobre produtos do México, Canadá e China. Os presidentes do México e do Canadá negociaram com os EUA, resultando na suspensão temporária das tarifas.
Segundo Trump, a medida afetará as importações de metais de todos os países e deverá ser anunciada oficialmente nesta segunda-feira (10).
“Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, declarou o presidente republicano aos repórteres que o acompanhavam no avião presidencial.
Se confirmada, a decisão de Trump impactará diretamente o Brasil, que é um dos principais fornecedores de aço para os EUA. De acordo com o Departamento de Comércio americano, o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores fornecedores de aço, atrás apenas do Canadá e do México.
No seu primeiro mandato, de 2017 a 2021, Trump implementou tarifas sobre as importações de aço e alumínio. Isso levou a anúncios de demissões por parte dos exportadores do setor no Brasil, mas o presidente norte-americano recuou e a cobrança de impostos foi cancelada.
Em conversa com jornalistas, o presidente norte-americano também afirmou que planeja anunciar “tarifas recíprocas” contra os países que impõem taxações sobre as importações dos EUA.