O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu, por unanimidade, nesta segunda-feira, 30, os pedidos de envio de tropas federais para os municípios de Roteiro e Maribondo. Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a definição final sobre o envio do reforço das tropas federais.
No caso de Roteiro, o voto do desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do TRE e relator do pedido de tropas federais, destacou que “o cenário de elevada conflagração de ânimos demanda pronta resposta, sob pena de testemunharmos episódios lamentáveis de violência”.
Sobre o pedido de envio de tropas federais para Maribondo, que foi reavaliado pelos desembargadores eleitorais, o cenário observado nos elementos contidos no processo evoluiu para um quadro de comprometimento da normalidade das eleições no município.
“Considero que, se as intimidações retratadas não forem devidamente contidas, com a presença ostensiva de tropas vinculadas às Forças Armadas, o cenário resultante pode ensejar distúrbios durante o processo de votação, com consequências imprevisíveis, mas que podem ser evitadas desde já por esta Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente do TRE/AL em seu voto.
Fonte – Extra