Os moradores de Estrela de Alagoas, município localizado no Sertão, foram surpreendidos com redemoinhos na tarde desta quinta-feira (22). O fenômenos foi registrado por meios de gravação de vídeos em diferentes pontos da zona rural da cidade.
A rede elétrica caiu em alguns pontos da cidade e algumas casas ficaram danificadas devido aos fortes ventos provocados pelos redemoinhos. Em um dos imóveis, inclusive, as telhas saíram do lugar, deixando o teto aberto ao céu.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a ocorrência é denominada de célula funil, que acontece em nuvens convectivas. “O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico”, informou a Secretaria.
Ainda de segundo a Semarh, o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis é um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis, podendo se estender para níveis mais baixos da atmosfera.
Devido ao estrago provocado pelos redemoinhos, o prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, o vice-prefeito Mario Jorge e a deputada estadual Ângela Garrote estabeleceram uma força tarefa para auxiliar os moradores.