Uma parceria entre a Cooperativa Pindorama e a Embrapa Tabuleiros Costeiros está se desenhando. O pontapé inicial se deu através da Realização de uma palestra, nesta terça-feira, 17, visando a instalação, na região, de uma URT (Unidade de Referência Tecnológica), com o objetivo de testar em área de produção de coco duas tecnologias já experimentadas, mas que carecem da comprovação dos seus benefícios em área de produção.
As tecnologias em questão são adubação verde do coqueiro com gliricidia sepium, utilizada como fonte de Nitrogênio em substituição ao uso de fertilizante nitrogenado, e uso de cobertura morta com folhas secas de coqueiro como alternativa sustentável para os sistema de produção de coco.
Fernando Sintra, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, garantiu que as tecnologias são de grande importância para o desenvolvimento da cultura do coco na região, que é uma das principais matérias-primas dos produtos Pindorama.
“Esses estudos vêm sendo desenvolvidos há 8 anos, e são ativos que já demonstraram resultados muito significativos no aumento ou na manutenção da produtividade, contribuindo para a redução do uso de químicos nas propriedades rurais”, destacou Sintra.
A apresentação foi direcionada a produtores e técnicos da Cooperativa Pindorama. Logo em seguida, a equipe da Embrapa visitou produtores para avaliar a adequação dos coqueirais à pesquisa.
Para os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a implantação das novas tecnologias é fundamental para facilitar a vida dos produtores de coco e melhorar o desenvolvimento da cultura na região.
A palestra aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cooperativa Pindorama.