A vereadora Teca Nelma fará parte da Frente Parlamentar contra o armazenamento de ácido sulfúrico no Porto de Maceió. A Frente foi criada pela Câmara de Vereadores, em sessão ordinária nesta quarta-feira (14). “Esse é um assunto de extrema importância para a Casa Legislativa e que interfere na vida de cada maceioense. Não podemos permitir o risco de mais um desastre”, afirmou a vereadora.
Ainda nesta quarta, a vereadora formalizou uma denúncia ao Ministério Público Estadual e Federal contra o empreendimento, com base em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Na semana passada, Teca representou a Câmara Legislativa na audiência pública que tratou sobre a instalação do terminal de estocagem de ácido sulfúrico. O encontro contou com a presença de lideranças ambientais e comunitárias, além de entidades sindicais – todos contrários à proposta.
Na audiência foi apresentado o Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento. “A empresa que pretende estocar o ácido apresentou um estudo que praticamente relativizou a toxicidade do material. Não levando em consideração que, no caso de qualquer acidente, as primeiras regiões comprometidas serão os bancos de corais, as piscinas naturais e o espaço urbano da parte baixa da nossa cidade”, pontuou a vereadora.
A criação da Frente Parlamentar foi aprovada em sessão e deve ainda ser oficializada. Junto da vereadora Teca Nelma, outros três parlamentares irão compor o grupo.