A vereadora encaminhou ofício ao DMTT cobrando mais esclarecimentos sobre a decisão tomada sem diálogo com os usuários
Teca Nelma voltou a denunciar problemas no transporte público de Maceió. Desta vez, a parlamentar, em vídeo publicado em suas redes sociais, questionou a medida tomada pela prefeitura de retirar de circulação dentro do campus da UFAL oito linhas de ônibus. A vereadora encaminhou um ofício para o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito cobrando mais esclarecimentos sobre as mudanças no transporte no campus.
A medida foi decidida sem um estudo de impacto e sem nenhum diálogo com os estudantes e trabalhadores da universidade, que serão os mais impactados com a mudança.
“No ofício que nós encaminhamos para DMTT, questiono se houve um estudo prévio para a decisão, qual foi o critério utilizado para retirada das oito linhas de circulação no campus e se foram previstas alternativas de segurança também para a comunidade acadêmica, já que muitos estudantes terão que se deslocar para fora de campus para pegar o transporte”, disse a vereadora.
Uma nova linha de ônibus vai circular apenas dentro da Universidade Federal de Alagoas, a linha 4000 – Circular Ufal, que deverá atender toda a demanda dos estudantes e técnicos que precisam do transporte público para se deslocarem.
“O que mais impressiona é que eles pretendem colocar um único ônibus, de 15 em 15 minutos, com capacidade média para 50 pessoas, para suprir essa demanda, sem levar em conta que bastaria uma única turma dos diversos cursos que existem para que esse ônibus ficasse lotado. Além disso, causa preocupação a segurança desses estudantes, que terão que ficar esperando, do lado de fora da Universidade, até que um ônibus apareça.”, ressaltou Teca Nelma.
A parlamentar também reforçou mais uma vez a ausência de plano de mobilidade urbana em Maceió. “Precisamos entender como a nossa população se desloca, para onde a cidade está crescendo. É preciso investir em transporte público e promover a mobilidade urbana sustentável. Mas, antes de tudo isso, é urgente ter um planejamento.”, pontuou.
Teca Nelma é relatora do projeto de lei que estendeu o benefício do Passe Livre Estudantil para estudantes de Maceió, destacou ainda no vídeo a importância de que o transporte público seja gratuito e para todos.