
Os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) despontam como os principais favoritos para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República em 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3), ambos lideram as preferências, especialmente entre os eleitores do ex-presidente.
No eleitorado geral, Tarcísio aparece com 15% das menções espontâneas como o candidato ideal da direita, seguido de perto por Michelle, com 14%. Dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados, junto com Pablo Marçal (PRTB), citado por 11% dos entrevistados.
Outros nomes também foram lembrados na pesquisa, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9%, além de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), ambos com 4%. Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente e considerado uma opção pelo núcleo bolsonarista, foi mencionado por 4% dos entrevistados.
Preferência entre eleitores de Bolsonaro
Entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro em 2022, Michelle Bolsonaro aparece como a favorita, sendo citada por 26% do grupo, seguida por Tarcísio, com 24%. Pablo Marçal aparece bem atrás, com 12%, enquanto Eduardo Bolsonaro figura em quarto lugar, com 8%.
Já entre os eleitores que apoiaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, Tarcísio é apontado como o melhor nome da direita por 10%, mesmo percentual de Ratinho Júnior. Pablo Marçal é citado por 9%.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.