A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (4/3) que o ex-presidente Donald Trump foi considerado elegível para participar das eleições presidenciais de novembro de 2024. A decisão, favorável ao recurso apresentado pela defesa do ex-presidente, permite que Trump continue como pré-candidato pelo Partido Republicano, onde é amplamente considerado o favorito para representar a sigla. O caso envolvia acusações de tentativas de reverter os resultados das eleições de 2020 atribuídas a Trump.
A análise da Suprema Corte se baseou no recurso de Trump contra uma decisão da Justiça do Estado do Colorado, que inicialmente afirmou que ele não poderia concorrer devido à suposta violação de um artigo da 14ª emenda da Constituição dos EUA. Este artigo proíbe indivíduos em cargos civis ou militares nos Estados Unidos de se envolverem em insurreição ou rebelião contra o país. A Justiça do Colorado alegou que Trump teria participado da invasão ao Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021.
A Suprema Corte, composta principalmente por juízes conservadores, argumentou que a determinação sobre a elegibilidade de um candidato deve ser responsabilidade do Congresso norte-americano, e não dos estados. A decisão foi proferida um dia antes da “Superterça”, quando vários estados norte-americanos realizam votações simultâneas nas prévias eleitorais. Mesmo enfrentando competição interna no Partido Republicano, Trump é visto como o favorito para representar a sigla, possivelmente enfrentando novamente o democrata Joe Biden na disputa de 2024.