Em proposição do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), a Assembleia Legislativa exibiu, nesta quinta-feira (14), em sessão solene para deputados e deputadas, o filme “Impeachment – Setembro, 1957, Sexta-feira 13”.
A obra é produção contemplada com o IV Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Alexandre Ayres destacou a importância histórica do evento para a política alagoana. O documentário aborda um momento crucial na história política de Alagoas: o impeachment de Muniz Falcão e o sangrento desfecho no plenário da Assembleia Legislativa, num dos episódios mais violentos da política local.
“Esse filme foi dirigido pelo cineasta alagoano Pedro da Rocha, que infelizmente já faleceu. O documentário de 58 minutos já foi lançado oficialmente em agosto, no Teatro Deodoro, mas agora temos a oportunidade de exibir o filme aqui na sede do Poder Legislativo. A nossa legislatura será lembrada por isso”.
Segundo o parlamentar, “Muniz Falcão, um dos maiores líderes políticos de Alagoas, precisa ser mais lembrado, assim como precisa ser mais estudado o período em que ele governou nosso Estado”, disse.
“Considero esse filme, assim como o livro de Douglas Apratto, um registro importantíssimo sobre esse acontecimento histórico. E, nesta quinta-feira, a película ser exibida no local onde se deu a tragédia, foi um momento muito especial onde a ALE resgata seu compromisso com a memória alagoana”, concluiu Alexandre Ayres.
A esposa do idealizador do filme, o cineasta Pedro da Rocha (in memoriam), Vera Rocha, e Léo Villanova, codiretor do documentário, foram agraciados com a mais alta honraria da Casa, a Medalha de Mérito Tavares Bastos.
Fotos
Ao final da sessão a Assembleia Legislativa foi presenteada com um acervo de fotos originais, que foram tiradas no dia 13 de setembro de 1957. O conjunto de imagens estava em posse do senhor Nelson Barbosa, filho de Edwaldo Barbosa, ex-diretor-geral do Poder Legislativo.