O PSD vale, em números absolutos – ou melhor em segundos – mais que o DEM quando o assunto é tempo de TV e Rádio.
Os dois partidos, como antecipei aqui, estão no centro de uma disputa de bastidores que envolve três dos principais pré-candidatos a prefeito de Maceió.
No caso do guia eleitoral, o PSD contribuiria no mínimo com 37 segundos, por bloco (de dez minutos). Mais do que os 36 segundos do MDB, 35 do PL, 32 do PSB, 30 Republicanos ou 29 do DEM.
Com a quarta maior bancada na Câmara dos Deputados, atrás apenas de PT (54 segundos), PSL (52s) e PP (38s), o partido de Gilberto Kassab não tem peso apenas na formação do guia eleitoral.
No caso de Maceió, o PSD leva junto o deputado federal Marx Beltrão, que tem ampliado sua presença política na capital, além vereadores de mandato e de fortes candidatos à Câmara Municipal.
O PSD, como antecipei aqui, ainda não bateu o martelo. Marx Beltrão tem analisado diferentes possibilidades e estaria “dividido” entre o deputado federal JHC (PSB), o ex-procurador Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e o deputado estadual Davi Filho (PP).
Com quem Marx ficará?
“Se ele não ficar comigo será uma grande surpresa”, reage Davi Filho.
O deputado estadual, mesmo ainda não tendo lançado sua pré-candidatura, tem trabalhado nos bastidores para fortalecer um projeto em torno de seu nome. E ao que parece, conta com o PSD e com Marx Beltrão.
“O Marx é um grande amigo. Nossas famílias são muito próximas. Tanto que eu votei nele para deputado federal em Maceió em 2018. Ele sabe que lutei muito para fazermos a campanha juntos e viu de perto o trabalho que realizamos aqui na capital. Se eu for candidato, para mim será surpresa se ele não me apoiar”, aponta Davi.
Um palácio no meio do caminho
Marx Beltrão tem dado sinais de que não pretende ficar no grupo de Alfredo Gaspar de Mendonça. A escolha por outro nome, no entanto, deve passar por uma conversa com o governador Renan Filho. Afinal, o deputado faz parte do governo.
Além da indicação de João Lessa para a Seagri, acaba de emplacar sua irmã, Jully Beltrão, para a presidência do Ideral. E tudo caminha para que outras nomeações de indicados por Marx comecem a rechear as páginas do Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Municípios que estão na base política do deputado do PSD também estão sendo contemplados com obras estaduais.
Marx Beltrão deve encontrar um caminho próprio para fazer alianças em Maceió. No entanto, vai precisar alinhar essa escolha com o Palácio dos Palmares. E não só essa.
Mas essa é outra história.
Fonte – Edivaldo Júnior