É inegável o engajamento do senador Renan Calheiros na luta para que a Braskem pague indenizações justas à população atingida pela mineração e ao Estado, que tem tido prejuízos na arrecadação desde que se descobriu o afundamento de vários bairros em Maceió.
Mas é fato também que ele, Calheiros, foi presidente da Salgema, entre os anos de 1993 e1994, quando já era conhecida a preocupação de ambientalistas com a localização, embora ainda não se soubesse, com convicção científica, dos riscos que isso trazia a Maceió.
Mais: em 1982, havia acontecido um acidente grave na empresa, com uma grande explosão – em 31 de março -, que resultou na morte de um trabalhador, o que gerou medo para a população da região em que a Salgema – hoje Braskem – foi instalada.
Lembrando que Calheiros foi nomeado, em 1993, então presidente Itamar Franco – vice de Collor, alvo do impeachment – para a direção da Petroquisa (Petrobras Química S/A), e, na sequência, assumiu a presidência de várias empresas químicas, com destaque para a Salgema.
Acesse, abaixo, link do site da Câmara Federal com o currículo de Renan Calheiros:
https://www.camara.leg.br/deputados/139346/biografia
Fonte – Cada Minuto