A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um alerta nesta terça-feira, 3, devido às condições meteorológicas adversas sobre a região de Alagoas.
Segundo a Sala de Alerta da Semarh, os modelos de previsão do tempo indicam um declínio acentuado na umidade relativa do ar, atingindo valores abaixo de 20% nas áreas do Sertão e Sertão do São Francisco. O aviso vale desta terça até sexta-feira, 6.
O motivo para a baixa umidade, segundo a pasta, é a presença de uma área de alta pressão e a influência de uma massa de ar seco e quente estão impedindo a formação de nuvens sobre Alagoas. Esse cenário propicia níveis elevados de radiação ultravioleta, especialmente nas regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco.
Essa condição meteorológica aumenta significativamente o risco de incêndios em pastagens e florestas, além de causar aumento na evaporação, levando a uma redução nas reservas de água. Além disso, há riscos à saúde da população, incluindo complicações alérgicas e respiratórias, sangramento nasal, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
Fonte – Extra