A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), divulgou um alerta meteorológico para o estado. A previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva que podem gerar volumes consideráveis de água, além de rajadas de vento moderadas em pontos isolados do território alagoano.
Recomenda-se atenção especial e monitoramento nas regiões do Litoral, com maior intensidade prevista para a metade norte, abrangendo a região metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e parte do Agreste, no período entre esta quarta-feira (02) e quinta-feira (03).
Conforme os modelos numéricos de previsão meteorológica, a presença de áreas de baixa pressão atmosférica nos níveis inferiores e médios da atmosfera (cavados) irá estimular a formação de nuvens de chuva convectivas.
Esse fenômeno meteorológico favorecerá a ocorrência de precipitações de intensidade moderada. A formação dessas instabilidades atmosféricas também pode gerar ventos fortes, elevando o risco de danos como destelhamentos, queda de árvores e a derrubada de estruturas mal fixadas, como placas e outdoors.
As chuvas previstas também podem ocasionar alagamentos em locais com problemas de escoamento pluvial nas cidades. Atualmente, não se espera aumento nos níveis dos principais cursos d’água e reservatórios de Alagoas. A SPDEN continua acompanhando a situação e poderá emitir novos avisos caso as condições meteorológicas piorem. Detalhes sobre o clima e o monitoramento dos recursos hídricos estão disponíveis no site da SEMARH.