Sem respostas da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade de Arapiraca, que é o segundo maior município de Alagoas, permanece sem receber a atenção devida do Governo do Estado, e segue sem a construção do Hospital de referência em COVID-19, que se faz necessária para o enfrentamento contra o coronavírus (Covid-19).
O governador Renan Filho (MDB) assegurou mais investimentos na Saúde pelo interior no último mês, em coletiva de inauguração do Hospital Metropolitano, prometeu a instalação de um hospital de campanha no porte do hospital feito em Maceió, mas, até o momento, não ofereceu uma resposta a respeito do prazo de instalação do hospital de campanha em Arapiraca.
A demora para construção de um hospital de referência em Covid-19, gera uma preocupação por autoridades políticas. A única medida feita até agora em Arapiraca foi a adaptação de um hospital que já existia, o que por si só não resolve o problema da cidade. O colapso é um risco para Arapiraca que, agora, segue como o epicentro da pandemia na região.
Vale ainda ressaltar, que em todos os estados do Brasil, o segundo polo de referência em saúde, recebeu um hospital de campanha de grande porte. Em Alagoas, que o segundo polo de saúde é Arapiraca, o Governo do Estado não tem dado a devida atenção.
Enquanto há uma redução de casos novos de covid-19 na Capital, o contágio da doença têm sido mais rápido no interior. Para tentar ajudar, a Prefeitura de Arapiraca até ofereceu ajuda ao Governo para instalação da unidade. O governador apenas citou que nos “próximos dias” haveria uma definição, porém, desde a declaração, já se passaram dois meses. Arapiraca continua sem respostas.