Uma pesquisa do Instituto Ibrape revelou que 72% dos alagoanos aprovam a segurança pública do estado. Entre os entrevistados, 27% afirmaram que a situação melhorou, enquanto 45% consideram que permanece estável. O levantamento, realizado com 2.626 pessoas em 52 municípios, também mostrou que 25% avaliam que a segurança piorou, e 3% não opinaram.
Os índices variam entre as regiões. No Sertão, 90% avaliaram a segurança positivamente, enquanto na região Sul a aprovação foi de 76%. Na Zona da Mata e no Agreste, os índices foram de 74% e 72%, respectivamente. Em Maceió, a aprovação foi de 66%, e na região Norte, de 65%. Em todas as áreas, a maioria dos entrevistados percebeu estabilidade ou melhora na segurança.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, os investimentos estaduais foram fundamentais para esses resultados. Desde maio de 2022, foram aplicados R$ 640,7 milhões em equipamentos, tecnologia e infraestrutura para as forças de segurança. Como consequência, houve uma redução de 53,05% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 2024, comparado a 2013, o ano mais violento da série histórica.
Os investimentos incluem a aquisição de helicópteros, viaturas, armas, câmeras de videomonitoramento e a inauguração de 19 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps). Para 2025, estão previstos novos aportes, como a compra de mais armamentos, câmeras corporais e a construção da Cidade da Polícia em Arapiraca, reforçando ainda mais o combate à criminalidade no estado.