O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), delegado Flávio Saraiva, voltou a rebater notícias falsas que vêm sendo divulgadas, segundo ele, para tentar diminuir os números positivos de investimentos e avanços conquistados pelo governo estadual no combate à violência no estado.
“São reféns de likes, número de seguidores e do algoritmo. Afirmam que fraudamos números, mesmo sabendo que esses números são apurados pela equipe de Estatística e Análise Criminal da SSP. Essas pessoas já foram convidadas a conhecer o trabalho, mas não vão. Preferem ficar com a mentira e com a falsa narrativa”, disse Saraiva.
As críticas feitas pelo secretário da SSP ocorreram essa semana, durante a formatura dos 50 novos delegados de Polícia Civil aprovados no último concurso público da categoria realizado pelo Estado. Na oportunidade, Saraiva solicitou aos recém-nomeados servidores da Segurança Pública que se unam ao projeto do Governo Estadual, que busca superar a própria marca, de ter reduzido, no ano de 2024, em 53% o número de homicídios, considerando a série histórica iniciada em 2012.
Saraiva ressaltou que, no governo Paulo Dantas, aumentaram os números de elucidação de homicídios, de prisões em flagrante delito e de busca e apreensão, represadas há 20 anos. E que foram investidos mais de R$ 627 milhões na Segurança Pública. “Vocês vêm para reforçar essa equipe de trabalho. Infelizmente, ainda enfrentamos críticas, acreditem, de colegas de profissão que há 12 estavam ingressando na honrada Polícia Civil de Alagoas. Eles usam narrativas para diminuir nossas realizações. Não enxergam virtude no trabalho dos colegas de sua turma, que hoje predomina na gestão”, ressaltou.
“Para se ter uma ideia, em 2013, foram 2.247 homicídios e, em 2024, 1.055. Ou seja, 53% de casos a menos, mas eles não enxergam. Eles não resistem à análise de produtividade com os atuais titulares da Draco, das delegacias de Homicídios, das delegacias regionais ou em qualquer unidade em que eles foram titulares. Não temos crimes de repercussão que não foram esclarecidos”, comentou.
Saraiva citou ainda outros números, avanços e investimentos feitos na Segurança Pública. “Formamos mais de 2 mil policiais. Alagoas era o penúltimo estado na execução das verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública. Hoje, estamos no topo, disputando o primeiro lugar com com São Paulo. Em apenas 2 anos e 9 meses, ainda incompletos, o governador Paulo Dantas já construiu 20 Cisps [Centros Integrados de Segurança Pública], sendo 4 do tipo 3, um localizado no Trapiche da Barra, que abriga o Batalhão de Choque e o Bope; e a unidade do Benedito Bentes, que abriga a Draco”.
Além disso, Saraiva citou a inauguração de duas novas delegacias em União dos Palmares e Santana do Ipanema, oferecendo segurança à população dos dois municípios e dando dignidade aos policiais. “Em União dos Palmares havia uma decisão judicial de interdição do funcionamento da antiga delegacia. Em Santana do Ipanema, a mesma situação: delegacia de polícia improvisada em prédios residenciais e o prédio do Batalhão da Polícia Militar com risco de desabamento”, disse.
Para o secretário, a Central de Flagrantes foi um dos principais investimentos feitos pelo governo estadual. “A Central de Flagrantes tem sido o maior e mais importante investimento da Polícia Civil, atendendo a uma antiga reivindicação dos operadores da segurança pública e da sociedade em geral e acabando de vez com instalações improvisadas em diversos locais, como os prédios nas praias do Sobral e da Avenida, no Salvador Lyra, e mais dois prédios vizinhos no Farol, bem como uma casa improvisada onde ficava a antiga sede do Tigre”, finalizou Flávio Saraiva.
Fonte: Tribuna Hoje