O Política Alagoana recebeu nesta quarta-feira (19) a denúncia de que o secretário de Assistência Social de Chã Preta, Fabionei Simão Nunes, está supostamente recebendo Bolsa Família indevidamente há mais de 1 ano.
Em prints enviados para redação, além do nome do secretário na Tabela de Recursos do Novo Bolsa Família, é possível encontrar os nomes de ao menos outros dois funcionários que também estariam recebendo o benefício. Nos prints, Fabionei Nunes supostamente recebe o valor de 650,00 desde julho de 2022.
Com a exposição dos dados nas mídias sociais, algumas chefes de família enviaram seus relatos a um perfil no Instagram. De acordo com as mulheres, relatam que o modelo de cadastro junto à Secretaria Assistência Social de Chã Preta passou a ter mais burocracia de uma hora para outra.
Mães com crianças menores de 1 ano de idade relataram que há mais de 3 meses aguardam serem aprovadas no cadastro para o Bolsa Família e que foram informadas de que “não tinha vagas para elas”.
As famílias que reclamam por não receberem o benefício, ou por não terem sido aprovadas no cadastro, levantaram a hipótese de perseguição política, pois o secretário de Assistência Social “só aprova quem ele quer”.
Em nota, a assessoria jurídica de Fabionei Nunes afirma que as acusações são fake news que buscam difamar a imagem, a honra e a moral do secretário de Assistência Social. A nota ainda explica que Fabionei se tornou responsável por 6 crianças que tiveram o poder familiar destituído, e que por isso recebe Bolsa Família, além de explicar que a aprovação no cadastro do benefício é de responsabilidade do Governo Federal, e não do município.
Confira abaixo a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Diante das Fakes News postadas pelos “intagram’s” @miister_m_ e @tvchapreta, a assessoria jurídica do Secretário de Assistência Social do Município de Chã Preta, Fabionei Simão Nunes, vem esclarecer a verdade dos fatos, tendo em vista que tais postagens ferem a sua honra, a dignidade e a sua moral, bem como constituem crime.
Os referidos “instagram’s” publicaram em seus “storys” e no “feed” acusações afirmando que o Secretário Fabionei Nunes estava negando o auxílio do Novo Bolsa Família, com o fundamento de que “não ia com a cara das pessoas”. Publicaram ainda que o Secretário recebeu auxilio emergencial e está recebendo o “Novo Bolsa Família”. As publicações tiveram, claramente, um viés político, no sentido de denegrir a imagem, a honra e a moral do Secretário, pois afirmaram que o mesmo estaria usando do cargo para se beneficiar de auxílios sociais, incorrendo assim em um crime.
No entanto, cumpre destacar que, o Secretário Municipal de Assistência Social, se tornou responsável por 6 (seis) crianças que tiveram o Poder Familiar destituído, em decorrência da ação proposta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas. Nos autos do processo n° 0800015-93.2021.8.02.0057, a Juíza determinou que o Secretário Municipal de assistência social ficaria responsável pelas crianças, além de ficar responsável também por receber auxílio e bolsa família para custear as despesas com essas crianças. Vale destacar que todos os trâmites estão sendo fiscalizados e acompanhados pelo Ministério Público de Alagoas, bem como pela Juíza titular da comarca de Viçosa/AL. Reiteramos o compromisso com a verdade e com a transparência, ao passo que esclarecemos que a aprovação de cadastros do Bolsa Família é de responsabilidade do Governo Federal, e não do município.
Por fim, repudiamos, veementemente, a atitude covarde e irresponsável dos administradores dos “instagram’s” @mister_m_ e @tvchapreta, nos quais publicaram as referidas “Fakes News”, com o intuito de prejudicar a imagem do Secretário de Assistência Social e da atual gestão municipal. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, pois os fatos supracitados configuram crime, e os culpados precisam responder pelos seus atos.
CLEBER VIEIRA DA SILVA MELO