A Secretaria Municipal de Educação de Maceió está analisando a possibilidade de estabelecer um convênio com organizações não-governamentais, incluindo institutos liderados por vereadores, para terceirizar vagas em creches. Em vez de construir novos prédios e realizar processos seletivos para contratar pessoal, a proposta é assinar acordos financeiros com esses institutos, que ficariam responsáveis por fornecer a infraestrutura física e contratar os professores para abrigar as crianças. Seria uma forma de “comprar” vagas para atender a demanda de crianças na pré-escola que atualmente não têm acesso suficiente a creches públicas.
Essa iniciativa é vista internamente como uma medida positiva, pois busca resolver um problema persistente de falta de vagas e estruturas adequadas para atender às crianças na fase pré-escolar. Historicamente, a questão da educação infantil em Maceió não tem recebido a devida atenção, e a proposta de parceria com institutos visa inovar para melhorar essa situação.
A Secretária de Educação, Jó Pereira, está considerando a ideia de “comprar” vagas em creches através desses institutos liderados por vereadores de Maceió. Ela viajou a São Paulo acompanhada de uma comitiva da Câmara Municipal para estudar maneiras de viabilizar esse convênio na capital. No entanto, ao ser procurada para comentar sobre o assunto, Jó Pereira optou por não se manifestar. Ela afirmou apenas que Maceió precisa de ideias inovadoras para transformar a Educação, buscando esforços e dedicação para aprimorar escolas e creches na região, conforme foi divulgado na agência oficial de notícias da Prefeitura.