
Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na última segunda-feira (28), a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Tereza Nelma, solicitou apoio da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para a implementação de políticas públicas de inclusão voltadas a crianças e adolescentes alagoanos. A audiência teve como pauta principal a situação de marisqueiras e pescadores afetados pelo desastre ambiental causado pela Braskem.
Em seu discurso, Tereza Nelma apresentou uma proposta para criação de um projeto de lei que garanta vagas de emprego para os filhos de marisqueiras, por meio de programas de aprendizagem profissional promovidos pelo Governo Federal. Segundo a secretária, a iniciativa visa não apenas à geração de renda, mas também à inserção social dos jovens no mercado de trabalho.
“Além de proporcionar a redução do desemprego e promover a geração de renda, a iniciativa visa também à inclusão social, ao inserir os filhos de marisqueiras no mercado de trabalho, dando oportunidade para que garantam o primeiro emprego”, destacou.
A secretária também pontuou outras ações em desenvolvimento pela Secdef, voltadas ao fortalecimento das políticas sociais no estado.
“De forma integrada, vamos, junto ao Governo do Estado, continuar fortalecendo as políticas públicas voltadas para a área social. Garantir os direitos de crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e dos animais já faz parte do meu dia a dia, da minha história”, afirmou.
A audiência contou ainda com a presença da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Aparecida, e do defensor público do Estado, Ricardo Antunes Melro. A reunião reforçou o compromisso de diversos órgãos e esferas de governo com a reconstrução das condições de vida da população afetada pelo desastre, e com a ampliação das políticas de inclusão social em Alagoas.