O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Palestina, em Alagoas, em função da estiagem que assola a região. No total, 11 estados brasileiros afetadas por desastres receberam o reconhecimento crítico, publicado no Diário oficial da União.
A estiagem se espalha por municípios de Alagoas levando comunidades inteiras a sofrer com a deficiência de água nos reservatórios naturais e no subsolo, além de perdas na produção agrícola. Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Em função da estiagem, a situação de emergência foi reconhecida também nas cidades de Cachoeira dos Índios e Monteiro, na Paraíba, e Tangará, no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, os municípios de Belo Jardim, Betânia, Carnaubeira da Penha, Petrolina, Santa Maria do Cambucá, Serrita e Tabira obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem.
Em situação oposta, entram em situação de emergência por causa das chuvas os municípios de Laciara, em Goiás; Caraí e Mutum, em Minas Gerais; Ipixuna do Pará e Paragominas, no Pará; Boqueirão do Leão, no Rio Grande do Sul, e Orleans, em Santa Catariana. Também no Pará, Pau D’Arco registrou alagamentos, enquanto Boca do Acre, no Amazonas, inundações.
Já os municípios registraram aumento no número de casos de dengue e obtiveram o reconhecimento por doenças infecciosas virais: Três Barras do Paraná e Boa Vista da Aparecida, no Paraná, e Porto Lucena e Tiradentes do Sul, no Rio Grande do Sul.
Fonte – Extra