
Desempenho está diretamente ligado aos investimentos feitos pelo Governo do Estado na áreaA saúde pública em Alagoas conta com a aprovação de 75% da população, segundo levantamento do Instituto Ibrape realizado entre os dias 15 e 17 de março. De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados consideram que o setor melhorou, enquanto 43% afirmam que se manteve estável. Apenas 12% avaliaram que houve piora, e 3% não souberam ou preferiram não responder.
O Sertão alagoano foi a região com maior aprovação da gestão da saúde, atingindo 92%. Dentre os entrevistados, 45% consideram que houve avanço no setor e 47% acreditam que o serviço se manteve estável, enquanto apenas 8% apontaram retrocesso. O ótimo desempenho na região é atribuído ao funcionamento do Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. A unidade, especializada em média complexidade, oferece leitos de UTI, atendimento de urgência e emergência, maternidade 24 horas e diversas especialidades médicas, beneficiando cerca de 190 mil habitantes.
A pesquisa ouviu 2.626 pessoas em 52 municípios alagoanos, abrangendo todas as regiões do estado. O levantamento tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, celebrou o resultado positivo.
“É com muita satisfação que recebo a grande aprovação da população alagoana. Isso mostra que os avanços na saúde e os cuidados que temos com o nosso povo estão sendo reconhecidos. O apoio do governador Paulo Dantas é fundamental para garantir qualidade de vida aos que mais precisam. Seguimos trabalhando para fortalecer ainda mais o sistema de saúde do estado”, afirmou.
O avanço da saúde pública alagoana está diretamente ligado aos investimentos do governo estadual na área. Desde o início da gestão, o governador Paulo Dantas já destinou mais de R$ 2 bilhões para o setor, aplicados em custeio, infraestrutura e aquisição de equipamentos. Atualmente, Alagoas conta com 1.378 leitos em funcionamento na rede pública de saúde.
Em 2024, foram realizados mais de 2,6 milhões de procedimentos, incluindo exames laboratoriais, consultas ambulatoriais, atendimentos de urgência e emergência e cirurgias eletivas. Somente na área de cardiologia, foram efetuados 5.628 procedimentos de média e alta complexidade.
Entre as principais melhorias implementadas no ano passado, destacam-se a inauguração do Ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, que atende 46 municípios da 2ª macrorregião do estado. Em Maceió, houve a implantação do primeiro Ambulatório Estadual de Vias Aéreas Pediátricas no Hospital da Mulher e a modernização do Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal (CER III). Além disso, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo II em Marechal Deodoro, reforçando a rede de atendimento de urgência e emergência no estado.
Com os investimentos e avanços na gestão, o governo de Alagoas segue ampliando e melhorando a saúde pública, garantindo mais acesso e qualidade de atendimento para a população.