A prefeitura de Novo Lino por meio da secretaria municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira, 12, um evento de grande importância em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização do autismo. O evento, realizado através da equipe multidisciplinar do Espaço de Intervenção Isabela Marques Bomfim, reuniu diversas pessoas no auditório da secretaria, contando com palestras e discussões sobre o assunto.
Tendo como público alvo, os familiares dos pacientes atendidos no Espaço Multidisciplinar; o evento contou com palestras das doutoras Layanne Ângelo [psicopedagoga]; Irinéia Barbosa [neuropsicóloga e psicóloga] e Roseane Araújo [analista de comportamento]; além da advogada Mariana Colatino, integrante da comissão de pessoas com deficiência da OAB/AL, que falou sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (ETA).
Durante o evento, o secretário de Saúde de Novo Lino, Oswaldo Gomes, ressaltou o compromisso da gestão da prefeita Marcela Gomes com ‘as crianças autistas e o desenvolvimento da saúde do município’. A secretária de Governo, Carol Gomes, que representou a prefeita no evento, destacou que a gestão tem se empenhado em garantir ações voltadas aos direitos das pessoas portadoras do ETA.
“Não é uma doença que mata, não é uma doença contagiosa, não é o fim do mundo, mas infelizmente ainda existe muito preconceito”, acrescentou. Participaram ainda do evento, a defensora pública Elaine Zelaquett; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Núbia Lima; os vereadores Deval e Dias; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudecir Alves; entre outros.
Dados recentes apontam que existem mais de dois milhões de pessoas com autismo no Brasil. A prevalência do autismo no Brasil é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo.
Fonte – Correio dos Municípios