O vereador Samyr Malta (Pode) mostrou-se muito preocupado com o baixo estoque de sangue no Hemocentro de Alagoas que está com pouco mais de 160 bolsas de sangue para suprir a demanda.
De acordo com Samyr Malta é preciso fazer uma campanha mais profunda e que alcance todo o estado para mudar essa realidade. “Sou doador de sangue há muitos anos e acho muito importante o ato de doar, pois salva muitas vidas. Um doador de sangue pode salvar até quatro vidas.”, disse o vereador.
Segundo o vereador, o Hemoal tem pontos fixos de doação tanto no interior quanto na capital. “Para fazer a doação o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade. É preciso ver também as outras exigências, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite após os 11 anos.”, falou Malta.
Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. O Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.