Na estreia como vereador, Rui Palmeira deu o tom. Falou com a experiência de quem já foi prefeito de Maceió por 2 mandatos, deputado federal e deputado estadual. E sinalizou que deve fazer uma oposição responsável ao prefeito da capital, João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Em entrevista ao blog do Edivaldo Junior, Rui Palmeira falou sobre as expectativas do novo mandato e dos desafios que tem também como presidente de um dos maiores partidos do Brasil, o PD em Alagoas.
“Estou aberto ao diálogo, pronto para conversar com qualquer grupo ou qualquer político”, aponta. E nessa condição diz que chegou a conversar com interlocutores do prefeito JHC, de quem foi adversário – e venceu – nas eleições de 2020.
“Não tenho nenhum problema em conversar com o JHC ou qualquer outra pessoa, o problema do JHC é que ele parece que ainda não desceu do palanque”, diz, acrescentando que o atual prefeito sempre faz muitas criticas a gestão dele, Rui, quando prefeito de Maceió (2013 a 2020).
Um pouco desse “tom” foi sentido na primeira sessão da Câmara Municipal de Vereadores deste ano, realizada no dia 4 deste mês. Numa referência a pronunciamento do vice-prefeito Rodrigo Cunha (Pode), presente a sessão, Rui disse que Maceió não começou quatro anos atrás. Em seguida citou várias obras e recursos que deixou para a gestão de JHC (veja abaixo)
Nesse “clima”, Palmeira valia que será difícil um diálogo mais próximo do grupo de JHC e acena para uma oposição responsável: “não farei oposição por oposição. Quero exercer o mandato de vereador, atuando para representar bem a população, fiscalizando e propondo”, afirma.
Diferente do que muitos imaginam, Rui avisa que não tem dificuldades em falar com Renan Calheiros ou com Renan Filho. “Existe espaço par ao diálogo com eles, assim como existe com vários outros políticos. Não tenho dificuldades em conversar”, aponta.
A aliança com o governador Paulo Dantas segue firme, diz o presidente do PSD. O partido inclusive mantém na sua cota a Secretaria de Infraestrutura do Estado.
“Me dou muito bem com o governador Paulo Dantas. Temos uma boa relação e uma aliança política”, enfatiza.
O PSD, adianta Rui Palmeira, terá chapas proporcionais (federal e estadual) em Alagoas e pode compor a majoritária. “Estamos construindo desde já um projeto para o próximo ano. Não será fácil, mas devemos montar chapas competitivas tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados, além da possibilidade também de ter candidatos majoritários”, afirma.
Resposta
Nas redes sociais, Rui Palmeira publicou a “resposta” que deu a Rodrigo Cunha, na sessão da Câmara de Maceió.
“No meu primeiro dia na Câmara, fiz questão de lembrar o quanto já avançamos e o quanto ainda temos a fazer.
Pagamento dos precatórios, o Renasce Salgadinho e tantos feitos na infraestrutura… NADA disso começou do zero, e é nosso dever continuar construindo sobre o que já foi feito, sem apagar a história.
Estou aqui para trabalhar por Maceió com seriedade e compromisso. Vamos em frente! Esse é só o começo dessa nova fase!”.
Fonte – Jornal de Alagoas