A possibilidade de escolher um vice fora do PT já é considerada razoável e até provável pelo grupo de Calheiros. Essa decisão se deve, entre outros motivos, ao fato de que Tio Rafa e seus apoiadores não querem nem ouvir falar em Ricardo Barbosa para o cargo de vice, caso o PT decida sugerir um nome para agradar os emedebistas.
Uma nova figura surge no cenário: Rosa Tenório, presidente licenciada do CREA e candidata a vereadora pelo PSD, partido de Rui Palmeira. É uma alternativa que está ganhando força nas discussões internas do MDB.
Um detalhe irônico dessa situação é que Rui Palmeira foi vetado para a disputa pelo senador Renan Calheiros, como revelou o deputado Paulão. Palmeira, que era visto como o candidato mais forte do grupo governista e preferido por Marcelo Victor, não conseguiu superar a mágoa de Calheiros, seu ex-assessor no Senado.
Vale ressaltar que o MDB não está descartando totalmente o PT, mas deixa claro que não encontra mais na legenda do presidente Lula um nome que fortaleça a candidatura de Tio Rafa, que já conta com o apoio do PV e do PCdoB.