Um levantamento divulgado pelo site Congresso em Foco, aponta quais os senadores mais oposicionistas, de acordo com a negação de projetos do governo Lula (PT) em 2023. A mesma pesquisa mostra também os maiores apoiadores do presidente.
Considerando os senadores alagoanos, Rodrigo Cunha (Podemos) é o mais ‘oposicionista’, com uma taxa de 68% de aprovação ais projetos de Lula. Já Renan Calheiros (MDB), é o maior apoiador, aprovando 90% das pautas levantadas pelo presidente. O suplente do senador Renan Filho, Fernando Farias (MDB) fica no meio da estatística, com 81% de aprovação das pautas.
O levantamento afirma ainda que os senadores têm acolhido, mais que antes, os projetos do governo federal. No geral, o senador mais oposicionista tem 37% de aceitação, que é o senador Marcos do Val (Podemos). Por outro lado, três senadores apoiaram todos os projetos do presidente, foram: Alexandre Giordano (MDB-SP), que assumiu o mandato após o falecimento de Major Olímpio; Jacques Wagner (PT-BA), que é líder do governo no senado; e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – este pelos mesmos motivos que Arthur Lira na câmara: tem a prerrogativa de votar somente quando quiser.