Avaliando o cenário atual, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) deverá ser o candidato a vice-prefeito de JHC (PL) nas eleições de 2024 para a Prefeitura de Maceió.
Cunha, que não tem os votos dos eleitores de Lula, também perdeu o apoio dos bolsonaristas, que votaram nele em 2018. O mandato do senador não foi relevante em Brasília e ele não tem o eleitor do centro, já que não teve lado na divisão política entre esquerda ou direita. Assim, Cunha não teria chances de ser reeleito no pleito de 2026.
JHC é hoje o favorito à reeleição como prefeito de Maceió. Caso reeleito, ele se credencia para disputar o governo de Alagoas ou o Senado nas eleições de 2026. Dessa forma, os dois anos restantes de seu mandato como prefeito seriam cumpridos por seu vice.
Nesse cenário, ter Rodrigo Cunha como vice é uma boa solução para JHC. A mãe do prefeito, Dra. Eudócia, é a primeira suplente no Senado e assumiria o mandato.
Caso o filho seja reeleito, ela viraria titular. Ganhando cada vez mais força, JHC deve decidir qual o caminho ideal a ser seguido. Se o ex-governador Renan Filho (MDB), que foi bem avaliado, decidir disputar novamente o governo do estado, JHC pode não vencer o pleito.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), também é um dos nomes citados para concorrer a senador ou governador. No entanto, seu mandato na Câmara termina já em 2024 e sem seu nome estar em evidência, é provável que não se arrisque nas eleições de 2026.