O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski pode assumir a liderança do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a qualquer momento. A decisão foi tomada na última segunda-feira (8), após conversa entre Lewandowski e o presidente Lula (PT)
O anúncio oficial deve ser feito em breve. Também é esperado que a saída antecipada do atual chefe da pasta, Flávio Dino, seja confirmada. Dino irá tomar posse como membro do STF no final de fevereiro.
Lewandowski já havia sido escolhido pelo presidente Lula para o cargo no final de 2023. A decisão final ficou para o ex-ministro, que pediu um tempo para ponderar sobre a transição para o ministério do governo.
Segundo informações, Ricardo Lewandowski já concordou que irá assumir a pasta e a indicação do ex-ministro foi comemorada por setores que são aliados ao governo Lula.
Com a entrada de Lewandowski no Executivo, o objetivo é que a manutenção da Justiça e Segurança Pública sob um único ministério seja garantida. Dessa forma, espera-se afastar quaisquer especulações sobre um possível desmembramento das áreas, assunto que foi amplamente discutido dentro do Palácio do Planalto.