Nessa quarta-feira (20), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comunicou oficialmente que a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), anteriormente programada para 21 de novembro, foi adiada.
A pasta divulgou, em nota, que o cronograma do concurso será reajustado e uma nova versão será disponibilizada nesta quinta (21). A causa do adiamento permanece desconhecida, mas fontes indicam que a organização está lidando com uma questão legal relacionada à necessidade de reanalisar as inscrições de candidatos que marcaram as respostas utilizando o método das ‘bolinhas’.
O CNU ofereceu 6.640 oportunidades em 21 diferentes entidades da administração pública federal. Conforme o cronograma original, os candidatos aprovados iniciariam os cursos de formação em dezembro de 2024 e assumiriam seus cargos a partir de janeiro de 2025.
Com aplicação em 228 municípios, em 18 de agosto, o CNU registrou a participação de aproximadamente 970 mil candidatos dos 2,1 milhões inscritos. Esse número expressivo o tornou o maior concurso público da história do Brasil.