Em Alagoas, 19 municípios e povoados poderão ficar sem água até a madrugada desta sexta-feira, 28, devido ao trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para consertar a adutora principal do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, que sofreu um rompimento na manhã desta quinta-feira, 27.
A adutora principal transporta água da captação no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, até o reservatório em Olho D’água das Flores. De acordo com a Casal, a previsão é concluir os reparos na madrugada desta sexta-feira, 28.
Nesse ínterim, o sistema precisou ser interrompido para evitar desperdício de água e permitir que o trabalho seja realizado de forma segura. A adutora rompida possui 700 milímetros de diâmetro, o que torna a manutenção mais complexa.
Durante o reparo, o abastecimento será afetado nas seguintes localidades: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, povoados da zona rural de Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro, Olho D’água das Flores e parte da zona rural de Belo Monte. Os clientes da Casal que necessitarem de mais informações podem ligar para o número 0800 082 0195, que também atende pelo WhatsApp. Já os moradores das cidades atendidas diretamente pela Águas do Sertão devem entrar em contato pelo 0800 000 2122 (apenas WhatsApp).