O ex-prefeito de Pilar, Renato Filho, vai testar as urnas em 2026. E não será candidato a ao Senado como noticiado aqui, a partir de informações que circularam na mídia (com fundamentos). Sonhar com o “céu”, todos sonham. Mas como a maioria, o político que deixou a gestão de 8 anos à frente do município, parece ter os pés no chão.
Renato será candidato a deputado federal, como anunciado inicialmente. E mantendo a palavra vai apoiar Arthur Lira, com quem manteve aliança nos últimos anos, Renan Calheiros e Renan Filho.
“Nunca escondi de ninguém a relação com Arthur Lira. Nosso compromisso com ele está mantido. Terá nosso voto para o Senado. Conversei com ele e avalio que o projeto de uma candidatura a deputado federal no próximo ano não irá criar conflitos”, aponta.
Uma eventual filiação ao PP, no entanto, foi descartada por Renato. “O compromisso com Arthur Lira independe de partidos”, pondera.
O apoio a Renan Calheiros e a Renan Filho foi mais uma vez reafirmado pelo ex-prefeito. “O Renan Filho nos deu todo o apoio como governador, ajudou Pilar a crescer. O senador Renan Calheiros sempre foi um aliado importante, sempre nos ajudou e continua nos ajudando. Além de reconhecimento e gratidão, temos um compromisso com o ministro e com o senador que será mantido. Vamos votar nos dois em 2026”, adianta.
Mesmo quando tratou de eventual parceria com a prefeitura de Maceió para viabilizar o Hospital do Futuro em Pilar, Renato Filho manteve a posição. Ele disse ao JHC que votará em Renan Filho para governador no próximo ano. “Minha posição é pública”, resume.
O grupo também tem compromisso como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor. “A deputada Fátima Canuto (que é mãe do ex-prefeito) está alinhada com o Marcelo Victor e com o governo de Alagoas, independente de quaisquer outras questões”, afirma.
A relação com o governo de Paulo Dantas, admite Renato Filho, poderia ser melhor. “Acredito que existiu algum tipo de ruído nesta relação em algum momento, mas estamos no mesmo grupo, no mesmo lado e temos mantido o diálogo com o governo, buscando sempre evoluir nos pontos em comum”.
E o partido? Renato Filho segue filiado ao MDB e avalia que pode ser candidato pelo partido, se houver espaço. “Este é o caminho natural. A eleição ainda está longe, temos que avaliar melhor todos os cenários, mas eu continuou filiado ao MDB e espero que seja possível disputar o mandato pelo partido”, afirmou.
Carta
As declarações de Renato foram dadas por telefone, após o envio de uma carta de esclarecimento. Renato se refere a texto em que se especula uma eventual candidatura dele ao Senado em 2026.
Veja o texto, na íntegra:
Caro Edivaldo,
A distância temporal e múltiplos cenários eleitorais apresentados, me afastam de especulações politicas nesse momento.
Se, como você bem lembrou, concluímos ciclo de oito anos à frente da prefeitura com mais de 90% de aprovação, mantidos durante todo o mandato, reconhecemos nossa contribuição somada à base sólida da Deputada Fátima Canuto, por toda Alagoas. Retribuindo com presença, trabalho, projetos e compromissos com as pessoas que confiaram em nós.
Meu projeto para 2026 será disputar e conquistar uma cadeira de deputado federal.
Qualquer outro caminho poderá ser aberto, escorado em construção que dependem de inúmeras variáveis.
Natural que todo político alimente sonhos de governar seu estado, ou representá-lo no Senado.
Dentro das composições, fico feliz de ter meu nome lembrado e à disposição de Alagoas.
Para além disso, e em respeito aos importantes agentes políticos envolvidos, estarei focado em contribuir com os avanços de Pilar, enquanto vivo e acompanho de perto crescimento do meu querido filho, Renato Neto.
Atenciosamente,
Renato Filho.
Fonte – Jornal de Alagoas