As circunstâncias indicam que entre o deputado federal Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB), o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), em busca este ano do quarto mandato no município, parece ter feito opção pelo presidente da Câmara.
Um indicativo disso foi que o PP de Rute Nezinho, vice da sua chapa, e presidido por Lira em Alagoas, lhe destinou R$ 2 milhões para a campanha, enquanto o MDB só lhe liberou R$ 150 mil.
Outro aspecto a considerar: o deputado federal Daniel Barbosa, seu filho, foi eleito em 2022 pelo PP e se mantém na legenda até os dias de hoje.
Além disso, a movimentação política na campanha demonstra uma participação maior do PP, diferentemente do MDB dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho.
Há de se considerar, ainda, o apoio a Luciano Barbosa por parte do senador arapiraquense Rodrigo Cunha (Podemos/AL), a quem apoiou para o governo, em 2022.
Aliado de Arthur Lira, nesta eleição Rodrigo concorre a vice-prefeito de Maceió na chapa de João Henrique Caldas (PL), um potencial candidato ao governo ou ao Senado em 2026 – contra o MDB.
Traduzindo: não havendo uma reviravolta nos próximos dois anos, em 2026 Arapiraca estará muito mais “lirista” do que “calheirista”.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros