Renan Filho (MDB-AL) é o segundo ministro do governo Luís Inácio Lula da Silva (PT) mais bem avaliado pelos parlamentares do Congresso Nacional. A informação é do Painel do Poder, pesquisa feita pelo Congresso em Foco divulgada nesta quarta-feira, 26. Veja o ranking mais abaixo.
À frente do Ministério dos Transportes, Renan teve 15 menções positivas X 3 negativas, entre deputados e senadores. Ele aparece atrás apenas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“O diálogo fortalece a democracia e une as pessoas. O Ministério dos Transportes está aberto para conversar, ouvir e buscar soluções para desenvolver o país. Agradeço a avaliação positiva realizada junto aos principais líderes do Legislativo Federal pelo Congresso em Foco. Seguimos juntos!”, escreveu Renan Filho em seu perfil no Twitter.
Pelas respostas dos congressistas, o levantamento captou um cenário altamente polarizado no Congresso. O titular da Justiça, Flávio Dino, é um exemplo de nome polarizado: 16 menções positivas e 12 negativas. Daniela Carneiro, ministra do Turismo na época da pesquisa, foi o nome mais mal avaliado, com 11 menções negativas.
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho tem 43 anos e é economista de formação. Filiado ao MDB, ele foi governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos (entre 2015 e 2022); foi deputado federal, eleito em 2010; e prefeito de Murici, na Zona da Mata Alagoana, entre entre 2004 e 2010.
Filho foi eleito senador por Alagoas nas eleições de 2022, mas não assumiu o cargo porque foi anunciado como ministro dos Transportes em dezembro daquele ano. O pai dele, senador Renan Calheiros é quadro histórico do partido e também senador.
Calheiros tentou emplacar o Ministério de Minas e Energia para o filho, já que a pasta é considerada estratégica no governo Lula. As movimentações foram travadas entre a família Calheiros e a do deputado e presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dois rivais tradicionais em Alagoas.
Veja o saldo da avaliação dos ministros no Congresso (menções positivas menos as menções negativas)
Fernando Haddad: 15
Renan Filho: 12
Wellington Dias: 10
Camilo Santana: 9
Carlos Fávaro: 9
Waldez Góes: 9
Alexandre Padilha: 7
Jader Filho: 7
Simone Tebet: 7
Geraldo Alckmin: 6
Nísia Trindade: 5
Flávio Dino: 4
Silvio Almeida: 4
André de Paula: 3
Esther Dweck: 2
Rui Costa: 1
Paulo Pimenta: 1
Cida Gonçalves: 1
Luciana Santos: 1
Marcelo Sampaio: 1
Márcio Macedo: 1
Margareth Menezes: 0
Alexandre Silveira: 0
Carlos Lupi: 0
José Múcio Monteiro: 0
Jorge Messias: 0
Marina Silva: -1
Márcio França: -1
Sônia Guajajara: -1
Anielle Franco: −1
Ana Moser: −1
Luiz Marinho: −1
Marcos Amaro: −1
Mauro Vieira: −1
Paulo Teixeira: −2
Juscelino FIlho: −3
Daniela Carneiro: −11
O Painel do Poder ouve exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas. A pesquisa é feita no formato de painel. A cada três meses, são ouvidos cerca de 70 congressistas.
Fonte – Extra